Formação Avançada em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (50 horas) - Modalidade: E-learning
Enquadramento
Procura uma formação onde possa desenvolver competências estratégicas ao nível da Segurança e Saúde no trabalho?
Esta poderá ser a formação que procura. Veja os objetivos pedagógicos e conteúdo programático infra.
Esta formação insere-se na área de formação 862 – Segurança e Higiene no Trabalho e a CEDROS é certificada pela DGERT para ministrar formação nesta área. Desta forma, esta formação pode ser considerada para efeito de actualização científica e técnica dos TSST e dos TST.
Objetivos Pedagógicos
No final da formação o formando deverá estar apto a:
- Defender melhorias de saúde e segurança utilizando argumentos morais, financeiros e jurídicos;
- Aconselhar quais as principais obrigações de saúde e segurança no local de trabalho e ajudar a sua organização a gerir os prestadores de serviços;
- Trabalhar no âmbito de um sistema de gestão de saúde e segurança, identificando as características de uma política eficaz e as responsabilidades e disposições organizacionais;
- Influenciar positivamente a cultura e o comportamento de saúde e segurança, para melhorar o desempenho na sua organização;
- Efetuar uma avaliação geral de riscos no seu local de trabalho;
- Identificar as mudanças no local de trabalho que têm impactos significativos na saúde e segurança e as maneiras eficazes de minimizar esses impactos;
- Desenvolver sistemas de trabalho seguros e saber quando utilizar sistemas de autorização de trabalho para riscos especiais;
- Participar em investigações de incidentes;
- Ajudar o seu empregador a verificar a eficácia do seu sistema de gestão – por meio de monitorização, auditorias e revisões.
Conteúdo Programático
1.Por que razão devemos gerir a saúde e segurança do local de trabalho
1.1 Expectativas morais de bons padrões de saúde e segurança e o custo financeiro dos incidentes (custos com e sem seguro)
1.2 Regulamentação em saúde e segurança
1.3 Quem faz o quê nas organizações
- Funções dos diretores / gestores / supervisores
- Como a gestão de topo pode demonstrar compromisso
- Responsabilidades das organizações que compartilham um local de trabalho em questões de saúde e segurança
- Como clientes e prestadores de serviços devem trabalhar juntos: os deveres; o planeamento e coordenação eficazes do trabalho de prestadores de serviços; pré-seleção e gestão de prestadores de serviços.
2. Como funcionam os sistemas de gestão da saúde e segurança
2.1 O que são e os benefícios que trazem
- Noções básicas de um sistema de gestão de saúde e segurança: o modelo ‘Planejar, fazer, verificar, agir’ (exemplo: NP ISO 45001:2019)
- Os benefícios de ter um sistema formal / certificado de gestão de saúde e segurança.
2.2 Caracterização dos bons sistemas de gestão de saúde e segurança
- A política de saúde e segurança no trabalho
- Responsabilidades
- Diligências práticas: a importância de declarar as diligências da organização para planear e organizar, controlar de riscos, consultar, comunicar, monitorizar a conformidade, avaliar a eficácia
- Manter o sistema atualizado: quando é necessário rever o sistema de gestão de saúde e segurança, incluindo passagem do tempo, mudanças tecnológicas, organizacionais ou legais e resultados da monitorização.
3. Gestão de Riscos – compreender as pessoas e os processos
3.1 Cultura de saúde e segurança
- Significado do termo “cultura de saúde e segurança”
- Relação entre cultura de saúde e segurança e desempenho em saúde e segurança
- Indicadores da cultura de saúde e segurança de uma organização
- Influência dos pares na cultura de saúde e segurança
3.2 Melhorar a cultura de saúde e segurança
- Obtenção de compromisso da gestão de topo
- Promover padrões de saúde e segurança por liderança e exemplo e uso apropriado de procedimentos disciplinares
- Trabalhadores competentes
- Boa comunicação dentro da organização
- Quando é necessária formação
3.3. Como os fatores humanos influenciam o comportamento positiva ou negativamente
3. 4 Avaliação de Riscos
- Significado de perigo, risco, perfil de risco e avaliação de risco
- Perfil de risco
- Finalidade da avaliação de risco e o padrão “adequado e suficiente” necessário para atingir
- Uma abordagem geral para avaliação de riscos
- Aplicação da avaliação de risco para tipos específicos de risco e casos especiais
3.5 Gestão da Mudança
- Tipos de mudança enfrentados no local de trabalho e o possível impacto dessa mudança
- Gestão do impacto da mudança
- Revisão da mudança (durante e depois)
3.6 Sistemas seguros de trabalho para atividades gerais de trabalho
- Porque os trabalhadores devem ser envolvidos no desenvolvimento de sistemas seguros de trabalho
Porque os procedimentos devem ser registados / anotados
- As diferenças entre controlos técnicos, processuais e comportamentais
- Desenvolvimento de um sistema seguro de trabalho
- Monitorização do sistema
3.7 Sistemas de autorização de trabalho
- Significado de um sistema de autorização de trabalho
- Por que sistemas de autorização de trabalho são usados
- Como os sistemas de autorização de trabalho funcionam e são usados
- Quando usar um sistema de autorização de trabalho, incluindo: trabalho a quente, trabalho em sistemas, manutenção de máquinas, espaços confinados, trabalho em altura.
3.8 Procedimentos de emergência
- Por que os procedimentos de emergência precisam ser desenvolvidos
- O que incluir em um procedimento de emergência
- Por que as pessoas precisam de formação em procedimentos de emergência
- Por que os procedimentos de emergência precisam ser testados
- O que considerar ao decidir sobre as necessidades de primeiros socorros no local de trabalho
4. Monitorização e medição da saúde e segurança
4.1. Monitorização ativa e reativa
- As diferenças entre monitorização ativa e reativa
- Métodos de monitorização ativa (inspeções de saúde e segurança, amostragem e visitas) e sua utilidade
- Medidas de monitorização reativa e sua utilidade
- Por que as lições precisam ser aprendidas dos eventos benéficos e adversos
- A diferença entre indicadores leading e indicadores lagging.
4.2 Investigação de incidentes
- Os diferentes níveis de investigação
- Etapas básicas de investigação de incidentes
- Como os acidentes e doenças profissionais são registados e notificados pela organização
4.3 Auditoria de saúde e segurança
- Definição do termo “auditoria”
- Por que os sistemas de gestão de saúde e segurança devem ser auditados
- Diferença entre auditorias e inspeções
- Tipos de auditoria: produto / serviços, processo, sistema
- Vantagens e desvantagens das auditorias externas e internas
- As etapas da auditoria
4.4 Revisão do desempenho em saúde e segurança
- Por que o desempenho em saúde e segurança deve ser revisto
- O que a revisão deve considerar
- Relatórios sobre desempenho em saúde e segurança
- Alimentar os resultados da revisão nos planos de ação e desenvolvimento como parte da melhoria contínua
Veja o Programa completo clicando aqui.
Data das Próximas Formações:
Início a 15 de março de 2024
Início a 22 de abril de 2024
Investimento
249 Euros (isento de IVA/valor Final)*
* Possibilidade de realização do pagamento em prestações
Coordenação Técnico-Científica
Luís Coelho
Experiência Profissional enquanto:
- Diretor Técnico e Pedagógico na CEDROS
- Auditor (Certificado IRCA)
- Coordenador Atividade – Segurança e Saúde do Trabalho em Entidade Certificadora
- Coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho
Formador(a):
Habilitações Académicas/Formações:
- Licenciada em Engenharia Agro-Industrial pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa (1981/86)
- Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos – Universidade Técnica de Lisboa (1991/1996)
- Pós Graduação em Engenharia da Segurança – Instituto de Soldadura e Qualidade (2004)
- Técnica Superior de Segurança – certificado pelo ISHST (CAP nº 30151002RC5)
- Formação de Avaliação de Riscos Psicossociais
- Intervenção em riscos psicossociais. Liderança e participação dos trabalhadores, 26 outubro 2012 – Instituto Piaget
- Managing Crucial Conversations and Conflicts Through Effective Leadership, 13, 14 novembro 2012 – Universidade do Porto Business School
- V Encontro Ibérico “Riscos Psicossociais no Âmbito do Trabalho”, 29 novembro 2012 – ACT, Fundación MAPFRE
- 5ª Convenção Anual RSO PT, 18 abril 2013 – Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações
- Seminário SROI para principiantes, 25 junho 2013 – CECOA
- WORKSHOP – Riscos Psicossociais e Direitos Laborais, 31 janeiro 2014 – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)
- Sessão de Lançamento Campanha Europeia 2014/15 – Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho, 08 maio 2014 – ACT
- Mind Safety – Safety Matters, 20 junho 2018 – ACT
Experiência Profissional:
- Exerceu actividade profissional na Indústria (1986 – 2013) numa multinacional assumindo vários cargos: Produção, Organização Técnica, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade e Segurança Alimentar, TPM (Total Productive Maintenance) e Manufacturing Excellence Manager Europe
- Formadora/Consultora Sénior com uma experiência diversificada em diferentes sectores de actividade, no desenvolvimento de acções de TPM, Ambiente, Gestão de Projetos de Inovação – NP 4456: 2007, NP 4458: 2007 e NP 4457: 2007, Auditorias Internas – NP EN ISO 19011 e Responsabilidade Social – SA 8000, ISO 26000, NP 4469-1, Segurança e Saúde no Trabalho (NEBOSH, ADR, Investigação de Acidentes de Trabalho, Seveso, ATEX, Segurança Comprtamental, Directivas Máquinas e Equipamentos de Trabalho, etc), Qualidade, Segurança Alimentar (HACCP/CODEX, ISO 22000, ISO TS 22002-4, FSSC, BRC, IFS)
- e-formadora
- Realização de palestras em diferentes instituições de ensino superior: Universidade do Algarve, Instituto Superior de Agronomia, Escola Superior Agrária de Santarém
- Orientadora externa de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado
- Membro da CT 42 SC4 – Segurança e Saúde no Trabalho
- Membro da CTA 038 – Sistema de Gestão de Segurança Alimentar
- Cédula Profissional Ordem dos Engenheiros: nº 29662 e Certificado de Aptidão Prof. Nº EDF 7309/98 DL