Formação Líder Coach

Formação Líder Coach (14h)

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Objetivos Gerais

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No final da formação o formando deverá estar apto a:

  • Aplicar um método que permita de forma sistematizada o desenvolvimento das pessoas;
  • Aplicar estratégias de comunicação que potencializem a relação entre chefia e colaboradores;
  • Aplicar técnicas de potencializem a motivação e o envolvimento dos colaboradores.

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Objetivos Específicos

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No final da formação, o formando deverá estar apto a:

  • Caracterizar as competências básicas de um Líder Coach;
  • Integrar ferramentas de coaching nas suas práticas de liderança e gestão de equipas;
  • Adaptar a ação do Líder Coach às circunstâncias e às pessoas;
  • Conhecer e saber aplicar as etapas fundamentais de um processo de coaching das pessoas e das equipas;
  • Desenvolver um plano de ação com os colaboradores.

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Conteúdo Programático

  1. O contexto do coaching
  • O que é o coaching.
  • Qual o objetivo da aplicação de técnicas e modelos de coaching em contexto organizacional.
  1. A relação entre liderança e coaching
  • O perfil de “chefe” e o perfil de “coach”.
  • Promover o autodesenvolvimento, para desenvolver os outros: as qualidades de um coach.
  • Aplicação da aprendizagem
  1. Competências emocionais do gestor
  • Descobrir como as emoções impactam a sua eficácia.
  • Reconhecer as suas próprias emoções e expressá-las de forma eficaz.
  • Identificar as emoções nos seus colegas para estabelecer um relacionamento efetivo e autêntico.
  • Identificar o seu estilo de comunicação e o estilo dos seus interlocutores para comunicar e argumentar de forma mais eficaz.
  • Escutar ativamente – Utilizar o questionamento e a reformulação para melhorar a escuta ativa, compreender os seus interlocutores e facilitar a comunicação.
  • Aplicação da aprendizagem
  1. O processo de coaching
  • O processo de coaching individual e as suas etapas.
  • Como desenvolver ao máximo as capacidades próprias e as dos outros.
  • As fases do processo de coaching de equipas.
  • Como conseguir uma equipa de “elevado rendimento”.
  • Aplicações práticas – Treino prático de competências de Coaching no contexto da liderança.
  1. O desenvolvimento de um plano de coaching
  2. Modelo GROW
  • As 4 etapas do Modelo GROW
  • O modelo GROW: treino prático

  1. Exercícios de simulação prática para consolidação da aprendizagem.

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Forma de Organização da Formação

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Presencial (em Palmela) ou Livestreaming (Videoconferência)

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Metodologias de Formação

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No decorrer da formação serão utilizados os métodos Expositivo, Interrogativo e Ativo, com recurso

a simulação, role-play, estudos de caso e exemplos que representem a realidade da empresa, quando aplicável.

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Metodologias de Avaliação das Aprendizagens

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A aprendizagem será avaliada através da realização pelos formandos de exercícios de aplicação. São também considerados os seguintes critérios de avaliação: Participação ativa nas sessões; iniciativa e autonomia; pontualidade e assiduidade.

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Recursos pedagógicos

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Será fornecido aos formandos em formato digital: os Slides da Formação.

No caso da formação livestreaming (videoconferência), para a realização do curso os formandos deverão ter acesso a um computador e internet, devendo ter um browser atualizado e sendo recomendado a utilização do Firefox para as sessões síncronas.

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Público-alvo

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Dirigentes e quadros que pretendam desenvolver as competências de coaching para promover um maior envolvimento e desenvolver as competências e a autonomia dos seus colaboradores e equipas.

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Duração Total do Curso

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14H

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Data da Próxima Formação

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23 e 24 de Janeiro de 2025

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Características Específicas da Formação

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Mediante aproveitamento será emitido a cada participante um certificado de formação profissional através da plataforma SIGO.

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Investimento

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650,00 Euros por formando (Isento de IVA/Valor final)

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Formador(a)

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Cristina Castro

Psicóloga e formadora com mais de 15 anos de experiência nas áreas comportamental, organizacional, neuromarketing e coaching com desenvolvimento de líderes e grupos de trabalho em Portugal e Brasil.
Pós-Graduação em “Gestão de Recursos Humanos na Perspectiva das Pessoas” e Certificação Internacional em Coaching e PNL com certificação nas áreas de Life, Health, Master e Executive coach e MBA em Neuromaciências, Consumo e Marketing.
Cerca de 10 anos na indústria farmacêutica multinacional nas áreas de logística, apoio de Recursos Humanos e desenvolvimento de talentos.