Formação Líder Coach (14h)
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Objetivos Gerais
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No final da formação o formando deverá estar apto a:
- Aplicar um método que permita de forma sistematizada o desenvolvimento das pessoas;
- Aplicar estratégias de comunicação que potencializem a relação entre chefia e colaboradores;
- Aplicar técnicas de potencializem a motivação e o envolvimento dos colaboradores.
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Objetivos Específicos
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No final da formação, o formando deverá estar apto a:
- Caracterizar as competências básicas de um Líder Coach;
- Integrar ferramentas de coaching nas suas práticas de liderança e gestão de equipas;
- Adaptar a ação do Líder Coach às circunstâncias e às pessoas;
- Conhecer e saber aplicar as etapas fundamentais de um processo de coaching das pessoas e das equipas;
- Desenvolver um plano de ação com os colaboradores.
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Conteúdo Programático
- O contexto do coaching
- O que é o coaching.
- Qual o objetivo da aplicação de técnicas e modelos de coaching em contexto organizacional.
- A relação entre liderança e coaching
- O perfil de “chefe” e o perfil de “coach”.
- Promover o autodesenvolvimento, para desenvolver os outros: as qualidades de um coach.
- Aplicação da aprendizagem
- Competências emocionais do gestor
- Descobrir como as emoções impactam a sua eficácia.
- Reconhecer as suas próprias emoções e expressá-las de forma eficaz.
- Identificar as emoções nos seus colegas para estabelecer um relacionamento efetivo e autêntico.
- Identificar o seu estilo de comunicação e o estilo dos seus interlocutores para comunicar e argumentar de forma mais eficaz.
- Escutar ativamente – Utilizar o questionamento e a reformulação para melhorar a escuta ativa, compreender os seus interlocutores e facilitar a comunicação.
- Aplicação da aprendizagem
- O processo de coaching
- O processo de coaching individual e as suas etapas.
- Como desenvolver ao máximo as capacidades próprias e as dos outros.
- As fases do processo de coaching de equipas.
- Como conseguir uma equipa de “elevado rendimento”.
- Aplicações práticas – Treino prático de competências de Coaching no contexto da liderança.
- O desenvolvimento de um plano de coaching
- Modelo GROW
- As 4 etapas do Modelo GROW
- O modelo GROW: treino prático
- Exercícios de simulação prática para consolidação da aprendizagem.
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Forma de Organização da Formação
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Presencial (em Palmela) ou Livestreaming (Videoconferência)
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Metodologias de Formação
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No decorrer da formação serão utilizados os métodos Expositivo, Interrogativo e Ativo, com recurso
a simulação, role-play, estudos de caso e exemplos que representem a realidade da empresa, quando aplicável.
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Metodologias de Avaliação das Aprendizagens
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A aprendizagem será avaliada através da realização pelos formandos de exercícios de aplicação. São também considerados os seguintes critérios de avaliação: Participação ativa nas sessões; iniciativa e autonomia; pontualidade e assiduidade.
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Recursos pedagógicos
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Será fornecido aos formandos em formato digital: os Slides da Formação.
No caso da formação livestreaming (videoconferência), para a realização do curso os formandos deverão ter acesso a um computador e internet, devendo ter um browser atualizado e sendo recomendado a utilização do Firefox para as sessões síncronas.
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Público-alvo
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Dirigentes e quadros que pretendam desenvolver as competências de coaching para promover um maior envolvimento e desenvolver as competências e a autonomia dos seus colaboradores e equipas.
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Duração Total do Curso
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14H
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Data da Próxima Formação
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12 e 13 de Novembro de 2025
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Características Específicas da Formação
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Mediante aproveitamento será emitido a cada participante um certificado de formação profissional através da plataforma SIGO.
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Investimento
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900,00 Euros por formando (Isento de IVA/Valor final)
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